Pisos e Revestimentos

Origami: Castelatto

Há uma lenda no Japão segundo a qual, aquele que fizesse mil tsurus de origami teria um pedido atendido pelos deuses. E essa lenda ficou mundialmente conhecida com a história de uma garotinha chamada Sadako Sasaki.

Sadako Sasaki tinha apenas 2 anos quando a bomba atômica foi lançada sobre Hiroshima, no Japão, em agosto de 1945. Ela não se feriu mas quando tinha 12 anos foi diagnosticada com leucemia e internada em fevereiro de 1955, recebendo a previsão de sobrevida de apenas 1 ano.

Em agosto desse mesmo ano, sua melhor amiga, Chizuco Hamamoto foi visite-la no hospital. Chizuko fez uma dobradura de tsuru e presenteou Sadako, contando-lhe a lenda dos mil tsurus de origami.

Sadako decidiu então fazer os mil Tsurus, desejando a sua recuperação. A doença avançava rapidamente e logo Sadako compreendeu que sua doença era fruto da guerra e mais do que desejar apenas a sua própria cura, ela desejou a paz para toda a humanidade.

Em 25 de outubro de 1955, Sadako montou seu 644º tsuru e faleceu. Seu exemplo tocou profundamente seus colegas de classe e estes dobraram os tsurus que faltavam para que fossem enterrados com ela.

Sensibilizados, os colegas decidiram fazer algo por Sadako e por tantas outras crianças.

Iniciaram uma campanha para construir um monumento em memória à Sadako e à todas as crianças mortas e feridas pela guerra. Com doações de alunos de cerca de 3.100 escolas japonesas e de mais nove países. Em 1958, foi erguido em Hiroshima o MONUMENTO DAS CRIANÇAS À PAZ.

O monumento de granito simboliza o Monte Horai, local mitológico, onde os orientais acreditam que vivem os Espíritos. No topo do monte está a jovem Sadako segurando um tsuru em seus braços estendidos. Na base do monumento estão gravadas as seguintes palavras:

“Esse é o nosso grito. Essa é a nossa reza. Paz no mundo!”.

Este ano a Castelatto fez um pedido para os deuses, dobrou mil Tsurus desejando prosperidade e paz para todos que visitarem o stand.

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!