O revestimento certo para fachada confere beleza e segurança aos moradores.


Já que a primeira impressão é a que fica, é necessário cuidado especial no projeto da fachada do imóvel, visto que é o cartão de visitas e responsável pelo sentimento de bem-estar dos moradores e convidados. Ela deve se harmonizar com o restante dos ambientes. Por isso tanto o projeto interno quanto externo da casa deve ser desenvolvido cuidadosamente.

O primeiro passo para um projeto arquitetônico de sucesso é especificar para o arquiteto responsável quais as preferências da família. A partir desse ponto tudo será planejado e projetado como um todo, desde a distribuição de layout, decoração, mobílias, paisagismo, revestimento, iluminação e até a fachada.

Arquitetar uma fachada eficiente e que atenda ao gosto dos moradores não é tarefa fácil, existem vários pontos a serem observados no projeto. No momento de projetar a fachada é necessário observar desde o dia a dia dos moradores até o local onde se encontra a residência. Iluminação, vegetação e quantidade de incidência do sol também são fatores que devem ser levados em consideração, já que interferem diretamente no tipo de material que será usado no local.

A fachada, especificamente, tem padrões diferentes para casas em condomínios e casas com porta para a rua. Deve ser levado em consideração em ambos os casos.

Fachadas em condomínio é possível abusar mais do paisagismo, volume, revestimento e iluminação, deixando a fachada rica em detalhes.

Casas com a porta para rua, a economia é a maior vantagem, apesar de muro e portões serem imprescindíveis.

Com criatividade é possível ter uma fachada bonita e prática. As cores tem forte influência sobre o ambiente, por isso é preciso escolher o tom que permita bom destaque da casa.

As tendências de revestimento variam de acordo com o modelo da fachada. Tipos de revestimentos que tem sido usados com frequência em muros de casas de condomínios e residências com porta para rua: a textura, como o grafiato, ainda aparece nos muros residenciais de porta para rua, onde pode aplicar vegetação e iluminação para dar maior destaque.

Em residências de condomínios, quando aparece o muro no projeto, podemos abusar com detalhes de pedras, madeiras e placa cimentícia, ( como por exemplo: Etrusco Cinza da Castelatto), podendo mesclar o trabalho com iluminação, junto com paisagismo vertical ou até mesmo um espelho d’água.

A arquiteta Carla Mateuzzo, dá dicas no que apostar.

“Gosto de usar em fachadas revestimentos que dão volume e cor natural, exemplo disto, é o cimentício, fácil de encontrar em diversos formatos e cores. Também indico revestimento em aço para fachada, é inovador e supermoderno tanto para comercial como para residencial. O resultado é incrível. Pedra natural e tijolo também é fácil de encontrar, com preços acessíveis e em várias opções de cores e texturas.
Podemos ousar com várias texturas, cores e volumes, como madeira e vidros, não comprometendo o interior da residência.
Avanço de laje e alturas diferenciadas são opções para deixar uma fachada mais elegante”.


fonte: Jornal de Piracicaba